Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras
Estão abertas as candidaturas para a edição 2024-2025 deste Prémio, que destaca a diversidade de género na inovação e incentiva futuras líderes em ciência, tecnologia e empreendedorismo.
O Programa ERC Synergy, integrado no Horizonte Europa, vai financiar 57 grupos de investigação.
O Programa ERC Synergy, integrado no Horizonte Europa, vai financiar 57 grupos de investigação, promovendo colaborações inovadoras para enfrentar problemas científicos de grande escala e impacto global.
Cinquenta e sete equipas de investigação vão receber bolsas Synergy do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com um financiamento de 571 milhões de euros, para explorar questões científicas desafiantes em várias áreas. Este apoio é parte do programa Horizonte Europa da União Europeia, que promove a colaboração e a excelência científica em todo o continente.
Avanços na ciência através da colaboração
As bolsas ERC Synergy incentivam a colaboração entre investigadores de topo, permitindo-lhes partilhar conhecimentos e recursos para impulsionar a descoberta científica. “A inovação prospera com a colaboração”, destaca Iliana Ivanova, Comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. Segundo Ivanova, estas subvenções ligam “mentes brilhantes através de fronteiras e disciplinas, permitindo-lhes ampliar conjuntamente as fronteiras do conhecimento”.
Para a Prof. Maria Leptin, Presidente do Conselho Europeu de Investigação, as bolsas Synergy são inspiradoras pela forma como reúnem “investigadores notáveis de muitas disciplinas, países e até continentes” com o objetivo comum de resolverem questões científicas desafiantes. Leptin sublinha ainda o carácter global do programa, que integra investigadores baseados fora da Europa, reforçando a cooperação científica internacional.
Questões inovadoras em diversas áreas
As equipas agora financiadas vão explorar temas cruciais e diversificados, como a ecoeficiência e durabilidade de infraestruturas, o ciclo do nitrogénio nos oceanos e os seus efeitos climáticos, e o potencial da tecnologia digital para unir comunidades. Estes projetos representam uma oportunidade única para impulsionar a ciência e enfrentar alguns dos problemas mais prementes da sociedade atual.
As bolsas ERC Synergy são um exemplo da aposta europeia em ciência colaborativa, promovendo o progresso e a inovação em áreas estratégicas para a sociedade e o ambiente.
Para mais informação consulte o site da ERC – European Research Council.
Estão abertas as candidaturas para a edição 2024-2025 deste Prémio, que destaca a diversidade de género na inovação e incentiva futuras líderes em ciência, tecnologia e empreendedorismo.
O Presidente da Comissão Diretiva, apresentou o COMPETE 2030 e projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 na área da saúde, na mesa-redonda “Portugal 2030, um novo horizonte e uma nova esperança”.
Joana Paredes vence Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras. O reconhecimento foi concedido pelo seu trabalho sobre a metastização do cancro da mama triplo negativo para os ossos, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.