Exportações portuguesas vão crescer 3,9% em 2024
Dados do Banco de Portugal revelam um crescimento das exportações portuguesas em 2024.
Descubra como a nova operação da APICCAPS está a projetar o calçado português nos maiores mercados internacionais.
A operação “Programa de Internacionalização da fileira do Calçado 2023”, promovida pela APICCAPS e cofinanciada pelo COMPETE 2030, reforça o compromisso de Portugal em manter o calçado nacional no topo das preferências dos mercados internacionais. Para João Maia, Diretor-Geral da APICCAPS, esta é uma oportunidade de consolidar a posição do setor além-fronteiras, lembrando que “o setor de calçado exporta por ano mais de 90% da sua produção para mais de 170 países, nos cinco continentes”.
A forte aposta em ações promocionais continua a ser um fator decisivo para o sucesso deste segmento. “Historicamente, o setor através da APICCAPS, em parceria com a AICEP e o apoio do programa COMPETE, tem desenvolvido diversas iniciativas promocionais, envolvendo várias dezenas de empresas, o que tem permitido ao setor reposicionar-se na cena competitiva internacional”, sublinha João Maia. Através desta estratégia, o calçado português não só marca presença nos principais eventos mundiais do setor, como se promove em novos mercados, valorizando a oferta nacional e consolidando a sua reputação de qualidade.
“No âmbito destas operações, tem sido possível aumentar as exportações (+50% na última década), abordar novas geografias e ascender na cadeia de valor”, acrescenta ainda o Diretor-Geral da APICCAPS. Um exemplo claro desta progressão é a subida do preço médio do calçado português, que hoje se situa entre os mais elevados a nível mundial, apenas superado por Itália.
Nesta nova fase, “foram concretizadas 56 iniciativas promocionais em 10 mercados, divididas por feiras e exposições, missões e ações de comunicação e promoção das marcas”, realça João Maia. O saldo positivo está patente nos números: “Nos últimos quinze anos, as exportações de calçado aumentaram 52,2%, Portugal tornou-se o 2º maior produtor europeu (ultrapassando Espanha), e o preço médio do calçado português afirmou-se como um dos mais elevados a nível mundial.”
Estas conquistas resultam do trabalho consistente das empresas do setor, apoiadas pela APICCAPS e pelo cofinanciamento do COMPETE 2030. “Para a APICCAPS esta tipologia de ações é fundamental para consolidar a presença relativa do calçado português nos mercados mais tradicionais, assim como reforçar a presença em mercados estratégicos, de modo a construir um futuro mais competitivo para a fileira do calçado em Portugal”, conclui João Maia.
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