Saltar para o conteúdo principal da página

Formação-Ação reforça competitividade das empresas de Felgueiras 

A Associação Empresarial de Felgueiras concluiu um projeto de formação-ação, cofinanciado pelo COMPETE 2020, envolvendo 108 PME e 580 trabalhadores.

25 de Fevereiro 2025 | Notícias

A AEF – Associação Empresarial de Felgueiras realizou um projeto de Formação-Ação cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do FSE, que decorreu de 27 de dezembro de 2019 a 30 de abril de 2023. 

“As empresas participantes neste projeto MOVE PME viram melhoradas as suas capacidades de gestão, uma vez que beneficiaram do acesso a serviços de formação e consultoria especializada de acordo com as suas necessidades específicas. Esta intervenção permitiu de um modo geral o aumento da qualificação específica dos trabalhadores e capacitou-os em domínios relevantes para a estratégia de inovação, modernização das empresas, bem como o aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação.” 
— Cláudio Ferreira, Diretor Geral da Associação Empresarial de Felgueiras 

Objetivos e abrangência 

A iniciativa apostou no reforço da capacidade de inovação e gestão das micro, pequenas e médias empresas (PME). Ao todo, 580 trabalhadores foram apoiados em contexto empresarial e 108 PME beneficiaram de formação-ação, procurando responder às necessidades identificadas pela AEF nos inquéritos aos seus associados. 

Os resultados refletem o sucesso do projeto: 

  • 98% dos trabalhadores sentem-se mais aptos para a inovação e gestão após a formação. 
  • 99% das empresas implementaram planos de mudança organizacional associados à formação. 

“Estas ações permitiram também a sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas, através também do contacto com outras empresas nos momentos de formação interempresas, permitindo explorar e capitalizar oportunidades de ‘networking’ e apreender com outras experiências e realidades, otimizando transversalmente os seus recursos, e internalizando novas competências nas suas estruturas.” 
— Cláudio Ferreira 

Temáticas e ações desenvolvidas 

A Formação-Ação contemplou cinco grandes áreas de intervenção, cujos resultados, em linha gerais, foram: 

  • Capitalizar: otimização de recursos financeiros: 52 ações concluídas, envolvendo 243 formandos na componente de formação e 63 na componente de consultoria; 
  • Organização e gestão: 68 ações concluídas, envolvendo 291 formandos em formação e 96 em consultoria; 
  • Internacionalização: 34 ações concluídas, envolvendo 231 formandos na componente de formação e 32 na componente de consultoria; 
  • Implementação de sistemas de gestão: 30 ações concluídas, envolvendo 172 formandos em formação e 35 em consultoria; 
  • Economia digital: 41 ações concluídas, envolvendo 179 formandos na componente de formação e 49 na componente de consultoria. 

Investimento e parcerias 

O investimento elegível atingiu os 912 776 euros, com 821 498 euros de incentivo FSE. Esse financiamento viabilizou as ações de consultoria e formação, dotando as empresas de ferramentas para enfrentar desafios de mercado, introduzir melhorias organizacionais e internacionalizar a sua atividade. 

“O COMPETE 2020 e o Organismo Intermedio AIP, através da Dra. Benvinda Catarino, foram parceiros importantes que também muito contribuíram para o sucesso deste projeto, possibilitando que os objetivos e resultados acima descritos fossem alcançados.” 
— Cláudio Ferreira 

Artigos relacionados

A carregar...