Internet mais segura impulsiona inovação e digitalização
A 11 de fevereiro assinala-se o Dia da Internet Mais Segura. O COMPETE 2030 apoia operações inovadoras para um ecossistema digital mais protegido.
Com 108 PME e 501 trabalhadores envolvidos, o projeto de formação-ação da IDSET dinamizou a competitividade e inovação do tecido empresarial português.
A IDSET – Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento concluiu um projeto de Formação-Ação cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do FSE, que teve início a 21 de fevereiro de 2020 e término a 29 de abril de 2023. Este projeto abrangeu 108 PME e 501 trabalhadores, tendo registado resultados muito positivos na qualificação das equipas, na modernização de processos e na promoção de uma cultura de melhoria contínua.
“Enquanto responsável pelo projeto de formação-ação do COMPETE 2020, tenho acompanhado de perto o impacto transformador desta iniciativa nas competências das equipas e na competitividade das organizações. Através de um planeamento estratégico alinhado com as necessidades do mercado e de acordo com as prioridades das políticas públicas nacionais, conseguiu-se capacitar os profissionais com conhecimentos e ferramentas essenciais para a inovação e crescimento sustentado das respetivas organizações e, consequentemente, setores de atividade, região e país.”
— Ângelo Batista, IDSET – Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento
Três grandes temáticas de formação e consultoria
A formação-ação centrou-se em três temáticas principais – Organização e gestão, Implementação de sistemas de gestão e Economia digital – ajustadas às necessidades diagnosticadas no terreno. De acordo com a informação de execução física:
Objetivos e resultados
A IDSET estruturou o projeto para dar resposta a necessidades variadas e emergentes do tecido empresarial, como estudos económico-financeiros, redefinição estratégica, cumprimento do RGPD, gestão de equipas, reestruturação comercial, adoção de estratégias de marketing digital e implementação de sistemas de qualidade e de automatização de processos de fabrico. Tudo para preparar as empresas face a um mercado em permanente mutação.
Segundo os inquéritos realizados no final da formação, 96% dos trabalhadores sentem-se agora mais aptos para a inovação e gestão, e 93% das empresas implementaram planos de mudança organizacional associados à formação.
“O apoio do COMPETE 2020 revelou-se fundamental para a concretização dos objetivos definidos. Graças a este financiamento, foi possível alargar a abrangência do projeto, investir em metodologias inovadoras e promover uma cultura de melhoria contínua nas organizações e nos setores de atividade. O contributo do COMPETE 2020 permitiu não só a qualificação dos profissionais, mas também o fortalecimento da posição no setor e no país, garantindo um impacto positivo a longo prazo na produtividade e na eficiência organizacional.” — Ângelo Batista
Seleção das empresas e perfil dos participantes
Para integrar o projeto, as empresas tiveram de preencher uma ficha de manifestação de interesse e receber a equipa da IDSET para uma visita de diagnóstico. Neste processo, avaliou-se a adequação às metas e a capacidade de envolvimento, de modo a formar um grupo homogéneo quanto à dimensão, atividade, objetivos e disponibilidade para partilhar experiências e boas práticas.
Investimento e financiamento
O montante de investimento elegível ascendeu a 843 336 euros, sendo que 759 002 euros foram comparticipados pelo FSE. Estes valores permitiram a implementação de metodologias adaptadas a cada organização, bem como a aposta em ferramentas de formação e consultoria mais avançadas.
A 11 de fevereiro assinala-se o Dia da Internet Mais Segura. O COMPETE 2030 apoia operações inovadoras para um ecossistema digital mais protegido.
Projetos apoiados pelo COMPETE 2030 e pelo COMPETE 2020 impulsionam avanços no diagnóstico e tratamento.
Aplicação Gov.pt está disponível para os cidadãos. Gratuita e inovadora, centraliza documentos oficiais e simplifica a interação com o Estado.