Coatium lança centro inovador de revestimento PVD em Famalicão
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.
SMARTAGEING: Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela WATGRID informa enólogos de que forma é que o vinho do Porto Branco está a envelhecer dentro dos cascos.
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela WATGRID informa enólogos de que forma é que o vinho do Porto Branco está a envelhecer dentro dos cascos.
Projeto das empresas WATGRID e Vallegre, junta a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) para saber de que forma é que o vinho do Porto está a envelhecer dentro dos cascos.
O projeto SMARTAGEING surge para aprimorar a produção do Vinho do Porto Branco, enfrentando desafios logísticos e de mão-de-obra que impactam a rentabilidade do setor. Pretende-se preencher lacunas no conhecimento técnico-científico relacionado com o envelhecimento do vinho.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto tem como objetivo aumentar a previsibilidade do processo de envelhecimento, introduzindo instrumentos inovadores para monitorização em tempo real da evolução e qualidade do vinho. Sensores captam parâmetros cruciais, como turvação, cor, pH e O2 dissolvido, utilizados para criar modelos preditivos. A tecnologia inclui elementos atuadores para otimizar o processo em tempo real.
A transição de um processo artesanal para uma abordagem tecnologicamente avançada marca uma evolução significativa. O SMARTAGEING destaca-se ao introduzir sistemas de monitorização em tempo real, revolucionando a Enologia de Precisão e contribuindo para a sustentabilidade e eficiência na produção do Vinho do Porto Branco.
Num setor onde a qualidade é tradicionalmente avaliada pela prova do vinho, a introdução de tecnologias avançadas representa uma mudança paradigmática. O SMARTAGEING visa proporcionar uma compreensão mais profunda das variáveis críticas, permitindo ajustes precisos e contribuindo para a consistência e excelência do produto final. Numa era de inovação e tecnologia, o projeto destaca-se como catalisador para a modernização do envelhecimento do Vinho do Porto Branco, preservando a tradição vinícola portuguesa.
Testemunho de Lúcia Bilro, Co-fundadora e CTO da WINEGRID
“O contributo do COMPETE 2020 foi fundamental para o sucesso do projeto Smartageing. O apoio financeiro permitiu à WINEGRID mobilizar recursos humanos e investir em investigação e materiais essenciais para o desenvolvimento da solução.
Acreditamos que o projeto Smartageing é um exemplo de como a inovação pode contribuir para o desenvolvimento do setor vinícola português. Através da monitorização em tempo real e da previsão da evolução da qualidade do vinho do Porto Branco, é possível otimizar o processo de envelhecimento, garantindo que o seu máximo potencial é atingido, tornando-o mais competitivo no mercado internacional.”
Apoio do COMPETE 2020
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto “SMARTAGEING: Sistema de Apoio à Decisão para o Envelhecimento de Vinho do Porto Branco” envolveu um investimento elegível de cerca de 1,4 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 987 mil euros.
Links úteis
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-UTAD | Website
INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência | Website
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.
Nelson Ferreira, coordenador de projetos de inovação, partilhou a visão por detrás do projeto Augmanity e o impacto das novas tecnologias nas fábricas.
Em julho de 2024, a Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia lançou um relatório que destaca a visão emergente da Indústria 5.0.