1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Desenvolvido pela Bosch e a Universidade do Porto, este projeto visa implementar algoritmos avançados para veículos autónomos, colocando o país na vanguarda da tecnologia de mobilidade do futuro.
Desenvolvido pela Bosch e a Universidade do Porto, este projeto visa implementar algoritmos avançados para veículos autónomos, colocando o país na vanguarda da tecnologia de mobilidade do futuro.
O projeto THEIA, promovido pela Bosch em parceria com a Universidade do Porto, está a responder às exigências da condução autónoma e da mobilidade do futuro. Este projeto tem como objetivo principal implementar e validar algoritmos de perceção baseados em dados obtidos de sensores LIDAR. Estes algoritmos são fundamentais para dotar os veículos de capacidades avançadas, permitindo-lhes interpretar o ambiente externo e tomar decisões em tempo real, como abrandar ou desviar-se de obstáculos.
José Oliveira, responsável pelos projetos de inovação da Bosch, destaca que «com o projeto “THEIA”, a Bosch e a Universidade do Porto estabeleceram uma parceria para a investigação e desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de responder às exigências da condução autónoma». O projeto concentra-se na perceção integral do ambiente externo do veículo, na estimativa das condições externas que afetam a condução e na caracterização de cenários críticos, através de testes e validação em contextos laboratoriais.
Na fase inicial, os algoritmos de perceção foram desenvolvidos para interpretar dados críticos, como o estado do tempo. Posteriormente, esses algoritmos foram aplicados para fornecer um contexto lógico aos dados, promovendo a melhor decisão possível por parte do veículo e aumentando a fiabilidade do sistema. «Este trabalho vai permitir aumentar a fiabilidade e a robustez dos algoritmos de perceção e oferecer a capacidade de planeamento apoiada em informação adicional de contexto, como é exemplo o uso de geolocalização e dados fornecidos por terceiras partes confiáveis», acrescenta José Oliveira.
Além disso, o projeto THEIA está comprometido com o desenvolvimento de algoritmos que preservem a privacidade dos utilizadores, em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
O primeiro paper resultante deste projeto, intitulado “ZERMIA – A Fault Injector framework for testing Byzantine Fault Tolerant protocols”, destacou-se ao ganhar o prémio de “Best Paper” na 15th International Conference on Network and System Security. Este artigo focou-se na criação de um sistema de injeção de falhas, essencial para testar a robustez dos protocolos utilizados.
Com o apoio essencial do COMPETE 2020, o projeto THEIA coloca Portugal na vanguarda da inovação na condução autónoma, fortalecendo o papel do país no desenvolvimento de tecnologias de mobilidade avançada.
Cofinanciamento
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto THEIA envolveu um investimento elegível de 18 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 11 milhões de euros.
Links úteis
Website | Bosch Car Multimedia Portugal S.A.
Website | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
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