Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa a digitalização do processo de dispensa de medicamentos, habitualmente cedidos em ambulatório hospitalar, pelas farmácias comunitárias, garantindo maior segurança para os pacientes e simultaneamente, uma correta adesão terapêutica.
O projeto H2Farma visa a criação de uma solução que permita a digitalização do processo de dispensa de medicamentos, habitualmente cedidos em ambulatório hospitalar, pelas Farmácias comunitárias, garantindo maior segurança para os pacientes e simultaneamente, uma correta adesão terapêutica.
1. Síntese
Promovido pela Glintt, o projeto H2Farma visa garantir a eficácia da dispensa em farmácia comunitária dos medicamentos habitualmente cedidos em ambulatório hospitalar e uma correta adesão à terapêutica por parte do doente.
Esta necessidade surge na sequência da pandemia de COVID-19, para minimizar o risco de contágio em doentes muitas vezes já fragilizados.
O H2Farma permitirá a monitorização do circuito dos medicamentos desde o seu pedido pela farmácia hospitalar até à sua toma, em que se inclui o acompanhamento dos sinais vitais do doente e eventuais reações adversas após a toma do medicamento.
O impacto do projeto será enorme, podendo beneficiar todas as entidades do circuito de dispensa de medicamentos hospitalares.
2. Testemunho de Luís Costa, responsável do projeto na Glintt
Luís Costa | Responsável do projeto na Glintt
“A pandemia COVID-19 teve um impacto profundo na nossa sociedade, suscitando uma necessidade de adoção de novas regras e soluções que fossem capazes de garantir um regresso à normalidade. Diferentes instituições enfrentaram problemas diversificados mas que possuiam um objetivo idêntico: combater a pandemia COVID-19. Resultante desta necessidade, o COMPETE 2020 criou uma oportunidade para que, a nível nacional, fossem criadas soluções capazes de enfrentar estes novos desafios, através da inovação.
A Glintt, enquanto empresa líder no mercado dos cuidados de saúde, procurou atenuar parte do impacto que a pandemia causou sobre os hospitais, farmácias e doentes portugueses, através do projeto H2Farma.
Neste projeto, a Glintt desenvolveu uma plataforma onde os doentes podem selecionar a farmácia comunitária onde querem receber a medicação prescrita, que até agora só podia ser adquirida nas farmácias hospitalares, eliminando, portanto, a necessidade de deslocações aos hospitais, que podem despoletar complicações adicionais para os doentes.
A aprovação da candidatura do H2Farma por parte do COMPETE 2020 foi um apoio vital para que a Glintt fosse capaz de trazer a inovação para a sociedade portuguesa, e suportar o regresso à normalidade da vida dos portugueses.”
3. Apoio do COMPETE 2020
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção (Covid-19), o projeto H2Farma envolveu um investimento elegível de cerca de 322 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 257 mil euros.
Comissão Europeia apresenta plano ambicioso para acelerar a transição para veículos elétricos. Este plano visa reduzir emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor dos transportes.
Exoesqueleto da Pafil, cofinanciado pelo COMPETE 2020, veio para melhorar as condições de trabalho das costureiras e vence na categoria Smart dos iTechStyle Awards.
António Ricardo Oliveira, membro do Conselho de Administração da OLI, partilha os bastidores da estratégia inovadora que impulsionou o sucesso da empresa, líder em patentes na Europa e maior produtora de autoclismos do Sul da Europa.