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Retrospetiva: Projetos inspiradores  

Neste período natalício, destacamos doze projetos inovadores cofinanciados pelo COMPETE 2020 que oferecem esperança e melhoria da qualidade de vida.    Neste período natalício, dedicamos a newsletter semanal do COMPETE 2030 a projetos que oferecem esperança e melhoria da qualidade de vida. É uma oportunidade de destacar iniciativas que fazem a diferença, reforçando o espírito solidário […]

20 de Dezembro 2023 | Notícias

Neste período natalício, destacamos doze projetos inovadores cofinanciados pelo COMPETE 2020 que oferecem esperança e melhoria da qualidade de vida.   

Neste período natalício, dedicamos a newsletter semanal do COMPETE 2030 a projetos que oferecem esperança e melhoria da qualidade de vida. É uma oportunidade de destacar iniciativas que fazem a diferença, reforçando o espírito solidário e inspirador do Natal. 

Nesta edição da newsletter, focamos projetos que transcendem o espírito natalício, destacando iniciativas que oferecem esperança e melhoram a qualidade de vida. No âmbito de um Programa como o COMPETE 2030 que impulsiona a competitividade da economia nacional, a dedicação à Investigação e Inovação (também) é crucial. Ao realçarmos essas realizações, celebramos não apenas a época festiva, mas também o compromisso contínuo com o desenvolvimento e a prosperidade. 

Assim, à medida que nos aproximamos do final do ano, apresentamos uma retrospetiva de 12 projetos inspiradores, um para cada mês, todos eles cofinanciados pelo COMPETE 2020. Estes projetos, cuidadosamente selecionados, destacam o compromisso na promoção da investigação e inovação, reforçando a competitividade da nossa economia. 

Conheça doze projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 que oferecem esperança e melhoram a qualidade de vida. 

Projetos COMPETE 2020  

  • ActiVas: Viva bem e saudável em sua casa com a qualidade que merece! 

Nome do projeto: ActiVas  

Síntese 

Viva bem e saudável em sua casa com a qualidade que merece! É este o lema do projeto ActiVas que enfrenta de forma inovadora os desafios relacionados com o envelhecimento da população, focando-se nas questões ambientais e nas necessidades de adaptação das cidades e espaços construídos. 

São explorados todos os aspetos que influenciam o ambiente construído, desde arquitetura, materiais, domótica e aquisição de dados até sensorização e mobiliário responsivo. 

Liderado pela Kentra Technologies juntamente com 20 parceiros, este projeto visa criar ambientes assistidos que promovam a vida ativa, segura e saudável a maiores de 65 anos. 

Financiamento 

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 5,2 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 3,5 milhões de euros. 

Saiba mais na notícia: Criar ambientes assistidos que promovam a vida ativa, segura e saudável a maiores de 65 anos

Website do projeto: https://activas.pt/portal/  

  • OnTRACK – A Inovadora Plataforma mHealth para Vencer a Inatividade na DPOC  

Nome do projeto: OnTRACK – uma plataforma personalizada mHealth de treino para combater a inatividade física na DPOC 

Síntese 

Co-financiado pelo COMPETE 2020, o projeto OnTRACK teve como objetivo desenvolver uma plataforma digital de aconselhamento personalizado de atividade física para indivíduos diagnosticados com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), uma das condições respiratórias mais prevalentes a nível nacional e internacional, com impacto significativo na vida das pessoas e na sobrecarga dos sistemas de saúde. 

Este projeto foi executado no Politécnico de Leiria, em colaboração com a Universidade de Aveiro, e surgiu da necessidade de melhorar os níveis de atividade física em pessoas com DPOC, uma vez que a maioria enfrenta inatividade física devido aos sintomas e às limitações diárias. Estudos científicos indicam que indivíduos com DPOC que mantêm um estilo de vida mais ativo desfrutam de uma melhor qualidade de vida, experimentam menos hospitalizações e apresentam menor risco de mortalidade. Assim, a promoção da atividade física torna-se uma das principais prioridades na gestão desta condição de saúde. 

Financiamento 

O projeto foi promovido pela Instituto Politécnico de Leiria em copromoção com a Universidade de Aveiro e contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 236 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 201 mil euros. 

Saiba mais na notícia: OnTRACK: uma plataforma personalizada mHealth de treino para combater a inatividade física na DPOC 

  • iCare4NextG: Cuidados preventivos e assistência domiciliária! 

Nome do projeto: iCare4NextG 

Síntese 

O envelhecimento da população e o aparecimento de doenças crónicas que não podem só ser tratadas em unidades de saúde, exigem cuidados preventivos e assistência domiciliária.  

O projeto iCare4NextG desenvolveu uma estrutura de serviços e uma plataforma tecnológica necessários para atender às necessidades de integração dos cuidados domiciliários e personalizados de forma a melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, alinhados com os conceitos de previsão, prevenção, personalização e participação. 

A integração da assistência significa que o apoio prestado, que incorpora vários fornecedores diferentes, é disponibilizado ao utilizador final de maneira agregada, evitando um amplo conjunto de dispositivos ou aplicações difíceis de usar. 

Financiamento 

O projeto iCare4NextG: Integrated Care for Next Generation foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito de Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia, envolvendo um investimento elegível de cerca de 560 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 372 mil euros. 

Saiba mais na notícia: iCare4NextG: Cuidados preventivos e assistência domiciliária

Website do projeto: https://inovglintt.com/projetos/icare4nextg/  

  • eHealthResp – Inovações que Melhoram a Prescrição e Dispensa de Antibióticos 

Nome do projeto: eHealthResp: Desenvolvimento e validação de ferramentas e-Health de apoio à decisão clínica e ao empoderamento do doente 

Síntese 

A resistência bacteriana representa um sério desafio para a saúde pública, sendo amplamente reconhecida a ligação entre o uso de antibióticos e a propagação dessa resistência. 

O projeto eHealthResp desenvolveu uma aplicação e um curso online com o intuito de melhorar a prescrição e dispensa de antibióticos, resultando em impactos significativos no panorama da saúde pública. Através de intervenções educativas direcionadas a médicos e farmacêuticos da Administração Regional de Saúde do Centro, juntamente com o suporte destas ferramentas digitais para auxílio à decisão clínica, o projeto promoveu uma abordagem mais consciente e responsável na prescrição e dispensa de antibióticos. Este enfoque contribuiu para a redução da resistência antimicrobiana, resultando em benefícios tangíveis como a diminuição de custos e riscos associados ao tratamento de infeções. 

Além disso, a disponibilização de um curso online possibilitou que um maior número de profissionais de saúde, provenientes de diversas regiões do país, pudesse usufruir desta formação. 

Financiamento 

O projeto foi promovido pela Universidade de Aveiro, com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (Projetos de IC&DT), envolvendo um investimento elegível de 239 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 203 mil euros. 

Saiba mais na notícia: eHealthResp: Desenvolvimento e validação de ferramentas e-Health de apoio à decisão clínica e ao empoderamento do doente 

  • IVLinG: Tecnologia inovadora promove autonomia e inclusão social de comunidade surda 

Nome do projeto: IVLinG: Interprete Virtual de Língua Gestual  

Síntese 

Desenvolver uma tecnologia inovadora que promova a autonomia e a inclusão social da comunidade surda é a missão do projeto IVLinG. Foi criado um intérprete virtual que permitiu uma comunicação bidirecional em tempo real. Foram utilizadas tecnologias avançadas de visão por computador que possibilitaram o reconhecimento automático de gestos, juntamente com técnicas de computação gráfica que deram vida a um avatar 3D intuitivo. 

Financiamento 

O projeto IVLinG: Interprete Virtual de Língua Gestual foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial – na vertente em copromoção – envolvendo um investimento elegível de cerca de 843 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 591 mil euros. 

Saiba mais na notícia: Comunidade surda: Tecnologia inovadora visa promover autonomia e inclusão social (compete2020.gov.pt)

  • SmartHealth4All: Tecnologias Médicas Inteligentes para Melhor Saúde e Cuidados 

Nome do projeto: SMART-HEALTH-4-ALL: Smart medical technologies for better health and care  

Síntese 

Liderado pelo Health Cluster Portugal e pela Siemens Healthineers, o consórcio do projeto SmartHealth4All tem como propósito impulsionar um ecossistema dedicado à pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e divulgação de tecnologias inteligentes na área da Smart Health. Este projeto interliga diversas áreas de conhecimento, como ciências médicas, engenharias, medtech, eHealth e ambient assisted living. 

No âmbito clínico, foca-se na prevenção, diagnóstico, monitorização e tratamento de doenças, sobretudo crónicas e relacionadas ao envelhecimento. A Smart Health envolve tecnologias conectadas em rede, visando aprimorar os cuidados e serviços de saúde. Reconhecida como resposta ao desafio global do aumento nos custos de saúde devido ao envelhecimento e às doenças crónicas, as soluções de Smart Health destacam-se pelo seu potencial de mercado. 

Saiba mais na notícia: SMART-HEALTH-4-ALL: COMPETE 2020 alavanca projeto inovador no setor da saúde em Portugal  

Website do projeto: https://www.smarthealth4all.com/pt/o-projeto/  

  • INNO4HEALTH – Eleva a Monitorização Contínua na Saúde com Sensores ‘Wearable’ Avançados 

Nome do projeto: INNO4HEALTH: Estimular o acompanhamento contínuo da saúde pessoal e física 

Síntese 

O projeto INNO4HEALTH tem como objetivo impulsionar a inovação na monitorização contínua da condição clínica e física, enfrentando desafios nos setores da saúde e do desporto. Na área da saúde, a monitorização contínua da condição clínica e física oferece informações aos pacientes e aos seus profissionais de saúde sobre a prontidão para cirurgias e a capacidade de recuperação após tratamentos invasivos. No contexto desportivo, essa mesma tecnologia é utilizada para avaliar continuamente a condição física e de saúde, fornecendo informações aos atletas e aos seus treinadores, auxiliando na otimização do desempenho durante competições. 

O INNO4HEALTH desenvolveu um design inovador para sensores “wearable” (incorporados em solas, camisolas, etc.), capazes de atender às necessidades tanto de pacientes quanto de atletas. Esses sensores integram-se a um ecossistema de dispositivos que possibilitam a aquisição de dados nos cenários de uso em saúde e desporto. Os dados recolhidos são processados por meio de técnicas de inteligência artificial, resultando em um conjunto de ferramentas capazes de avaliar o desempenho e a condição física de pacientes e atletas, além de criar planos para acompanhamento e melhoria da sua condição física e de saúde. 

Financiamento 

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia, envolvendo um investimento elegível de 826 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 608 mil euros. 

Saiba mais na notícia: INNO4HEALTH – Stimulate continuous monitoring in personal and physical health 

Website do projeto: INNO4HEALTH 

  • FlavourGame: Brincar com Texturas e Sabores para Transformar Escolhas Alimentares numa Aventura Educativa 

Nome do projeto: FlavourGame: Participar e Mudar, Brincando com Texturas e Sabores 

Síntese 

Um “jogo sério” é um jogo (analógico ou digital) que tem outro objetivo para além do entretenimento, sendo utilizado para promover a aprendizagem e a mudança de comportamento nos jogadores. Estes jogos têm sido amplamente utilizados, por exemplo, nas áreas de educação, saúde, treino cognitivo, marketing, turismo, etc., aplicando estratégias envolventes e divertidas para tentar reter a atenção do jogador. 

Este projeto visa desenvolver um novo modelo de Jogo Sério (JS), implementando o FlavourGame com o objetivo de ultrapassar as limitações de uma comunicação unicamente digital típica dos jogos de computador/apps. Integrando componentes emocionais e sociais importantes da comunicação, a equipa de investigação projetou um novo JS com uma abordagem tripartida: conversação, participação e interatividade tangível. Com o tema da nutrição, o FlavourGame tem o objetivo de apoiar a autonomia e motivação de crianças dos 10 aos 12 anos para escolhas alimentares saudáveis. 

Financiamento 

Trata-se de um projeto promovido pela Universidade de Aveiro, com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (Projetos de IC&DT), envolvendo um investimento elegível de 236 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 201 mil euros. 

Saiba mais na notícia: FlavourGame 

  • SEDUCE 2.0:  Uma Comunidade Online miOne para Cidadãos Séniores Ativos 

Nome do projeto: SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunicação e da Informação na comunidade online miOne pelo cidadão sénior 

Síntese 

O projeto SEDUCE inicial (www.seduce.pt) desenvolveu a comunidade online miOne, baseado no processo de design centrado na comunidade (CCD) com a participação ativa do cidadão sénior (idade M=83 e SD= 7). As 5 áreas temáticas que compõe a comunidade miOne (comunicar, saúde, notícias, jogos e partilhar) representam os interesses dos seniores, pelo que a originalidade da comunidade miOne assenta na participação ativa do sénior na construção da comunidade; e a sua componente de interação social única que se diferencia das comunidades existentes. 

O projeto SEDUCE 2.0 visa articular os avanços científicos nas áreas das Ciências da Informação e Comunicação, Ciências Sociais, Ciências Cognitivas e Estudos do Envelhecimento. Os participantes serão constituídos pelos seniores das Universidades Sénior de Aveiro, Viseu e Porto. 

Financiamento 

O projeto é promovido pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro através do centro de investigação DigiMedia  em copromoção com a Universidade do Porto e o Instituto Polotécnico de Viseu e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 228 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 194 mil euros. 

Saiba mais na notícia: SEDUCE 2.0 

Website do projeto SEDUCE 2.0: http://www.seduce.pt 

  • Farmácia comunitária: H2Farma facilita o acesso a medicamentos hospitalares 

Nome do projeto: H2Farma 

Síntese 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto H2Farma visa a digitalização do processo de dispensa de medicamentos, habitualmente cedidos em ambulatório hospitalar, pelas farmácias comunitárias, garantindo maior segurança para os pacientes e simultaneamente, uma correta adesão terapêutica. 

Promovido pela Glintt, o projeto H2Farma garantiu a eficácia da dispensa em farmácia comunitária de medicamentos cedidos em ambulatório hospitalar, assegurando a adesão terapêutica correta. Este esforço surgiu em resposta à pandemia da COVID-19, visando minimizar riscos de contágio, monitorizando o ciclo dos medicamentos desde o pedido hospitalar até à administração, incluindo o acompanhamento dos sinais vitais e reações adversas. 

Financiamento 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção (Covid-19), o projeto H2Farma envolveu um investimento elegível de cerca de 322 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 257 mil euros. 

Saiba mais na notícia: H2Farma: Dispensa de medicamentos hospitalares em farmácia comunitária  

  • TERI: Uma Abordagem Inovadora na Telemonitorização de Doentes em Risco 

Nome do projeto: TERI – Telemonitorização de Doentes em Risco 

Síntese 

Centro Hospitalar Cova da Beira cria solução de telemonitorização para doentes clinicamente considerados em situação de risco de forma a reduzir as situações de paragem cardiorrespiratória intra-hospitalar, as complicações derivadas de atrasos nas intervenções terapêuticas e a diminuição da mortalidade. 

Financiamento 

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa (SAMA), envolvendo um investimento elegível de cerca de 370 mil euros, o que resultou num incentivo FSE de 314 mil euros. 

Saiba mais na notícia: TERI: Telemonitorização de Doentes de Risco 

  • HowMI: Tecnologia Inovadora para Promover o Bem-Estar nos Mais Vulneráveis 

Nome do projeto: HowMI (How am I?) – Uma solução tecnológica de acompanhamento aos mais vulneráveis 

Síntese 

O projeto HowMI (How am I?) – HOme Wearables and Monitors Integrated, promovido pela INTELLICARE – Intelligent Sensing in Healthcare, Lda. e pelo Centro de Investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico Cávado e Ave (IPCA), visa o desenvolvimento de novos recursos focalizados nas necessidades do COVID-19 integrando-os num sistema inovador e completo que promove o bem-estar das pessoas idosas/com problemas crónicos, apostando no contínuo acompanhamento do estado de saúde e deteção de situações de emergência através de mecanismos inteligentes de apoio à decisão, prevenção e diagnóstico, alicerçado ainda na promoção da socialização combatendo a solidão. 

Financiamento 

O projeto HowMI é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 185 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 148 mil euros. 

Saiba mais na notícia: HowMI 

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