Soluções de Cloud Privada e Cibersegurança com o Projeto GREEDi
Descubra como o projeto GREEDi está a revolucionar a gestão e segurança de grandes edifícios através de soluções inovadoras de Cloud Privada e cibersegurança.
2023 foi mais um ano de bons projetos, reconhecidos por alguns dos principais prémios nacionais e internacionais. Conheça algumas das empresas e projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 que se destacaram em 2023. Esta edição especial da newsletter semanal do COMPETE 2030 marca o final do ano de 2023, convidando-o a conhecer algumas empresas e projetos […]
2023 foi mais um ano de bons projetos, reconhecidos por alguns dos principais prémios nacionais e internacionais. Conheça algumas das empresas e projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 que se destacaram em 2023.
Esta edição especial da newsletter semanal do COMPETE 2030 marca o final do ano de 2023, convidando-o a conhecer algumas empresas e projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 que se destacaram em prémios nacionais e internacionais em diversas áreas, nomeadamente, comunicação, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, tecnologia e indústria.
Parabéns a todos os empresários, empreendedores, inventores, investigadores e equipas envolvidas nestes projetos, pelo seu trabalho árduo e pela sua dedicação em fazer de Portugal um país cada vez mais inovador, sustentável e competitivo.
Estes são apenas alguns exemplos de empresas e projetos que se destacaram em 2023 e que foram cofinanciados pelo COMPETE 2020. Estas conquistas demonstram, também, o sucesso das políticas de financiamento da União Europeia e a capacidade de empresas e empreendedores portugueses em inovar e competir a nível nacional e internacional.
Em 2024, o COMPETE 2030 continuará a apoiar projetos e empresas inovadoras, promovendo o desenvolvimento económico e o crescimento sustentável em Portugal. Assim, esperamos que esta seja apenas uma pequena amostra das conquistas que iremos testemunhar nos próximos anos.
Que 2024 nos traga mais Prémios e bons Projetos!
O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2023, na categoria Segurança Alimentar e Nutricional destinou-se a projetos que contribuam para a produção de alimentos mais seguros e/ou mais nutritivos, substitutos de produtos alergénicos ou de elevada intolerância, produtos prebióticos, probióticos, simbióticos e suplementos e nutracêuticos, ou outras soluções que visem promover a segurança alimentar e nutricional da população.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido por um consórcio liderado pela SUMOL+COMPAL Marcas, o projeto cLabel+ produziu alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor.
Transformação de açúcares calóricos (sacarose), em açúcares saudáveis de alto valor funcional (prebióticos).
De que forma contribui para a segurança alimentar e nutricional?
O projeto contribui para a produção de alimentos mais nutritivos e saudáveis, uma vez que o conteúdo em açúcar do alimento original será significativamente reduzido e simultaneamente será transformado num alimento com funcionalidade pre-biótica.
Saiba mais sobre o projeto cLabel+, cofinanciado pelo COMPETE 2020:
O CES Innovation Awards, considerado um dos prémios de inovação tecnológica mais influentes do mundo, é uma competição anual que premiou, na categoria Human Security For All, a boia U-Safe, desenvolvida pela Noras Performance.
Cofinanciada pelo COMPETE 2020, trata-se de uma boia salva-vidas aquática com propulsão automática e controle remoto, rápida e precisa que pode alcançar uma pessoa em apuros com rapidez e segurança.
A U-SAFE é capaz de efetuar salvamentos em condições extremas de ondulação e pode atingir uma velocidade de 25 km/h.. Possui um formato em U com duas turbinas elétricas projetadas para que o aparelho funcione independente de qual lado esteja para cima quando lançado à água.
Saiba mais sobre o projeto U-Safe, cofinanciado pelo COMPETE 2020, na entrevista com Jorge Noras, inventor e empresário, criador da U-Safe, a bóia de salvamento telecomandada.
Isolago – Indústria de Plásticos vence 5ª Edição dos Prémio Expresso PME | Caixa TOP, por ser uma das PME com maior crescimento sustentado do negócio, no setor indústria.
Prémios Expresso PME | Caixa TOP – 5ª Edição
Sucintamente, foram premiadas as PME que mais se distinguiram nos principais setores da economia nacional. A Isolago, uma empresa com projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020, venceu a 5ª Edição destes Prémios, no setor “Indústria”.
Esta iniciativa, realizada pelo jornal Expresso e pela Caixa Geral de Depósitos, em conjunto com a Informa D&B e a Deloitte, assenta no reconhecimento do impacto que as PME têm, globalmente, no crescimento de cada um dos setores de atividade e da economia nacional. Nesta medida foram identificadas as pequenas e médias empresas com o maior crescimento absoluto do volume de negócios absoluto, em três anos consecutivos (crescimento orgânico). Para este apuramento foram tidos em linha de conta os indicadores do volume de negócios e variação absoluta do volume de negócios nos últimos 3 anos.
Saiba mais sobre os projetos da Isolago, cofinanciados pelo COMPETE 2020:
A Exame Informática entregou os prémios ‘As Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2023’, que distinguem, anualmente, empreendedores, inovadores, empresas e instituições nas áreas da Ciência e Tecnologia.
Quais as maiores empresas tecnológicas em Portugal? Quais as empresas que cresceram mais em emprego, volume de negócios ou exportações? Quais as empresas que tiveram melhor desempenho global? Estas são algumas das perguntas que foram respondidas na edição de 2023 dos prémios “As Maiores do Portugal Tecnológico”, que distinguiram as empresas que mais impacto positivo tiveram na economia do país. Este é o único ranking que revela as 200 Maiores da Tecnologia em Portugal e foi desenvolvido numa parceria com a Iberinform.
O compromisso da Siemens com o mercado português está solidamente presente, com uma performance positiva e com planos de continuidade. A presença da tecnologia e dos serviços desenvolvidos em Portugal são reconhecidos através da conquista do prémio Exportação Valor, onde as vendas para o exterior atingiram os 181 milhões de euros (+14% em relação ao ano anterior). O investimento no setor da mobilidade elétrica, com a criação de sistemas de carregamento para veículos elétricos, também foi distinguido com o prémio Fabrico na edição de 2023 de Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico.
Saiba mais sobre projetos da Siemens, cofinanciados pelo COMPETE 2020:
A revista Exame Informática concedeu os prémios ‘As Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2023’, que reconhecem, todos os anos, empreendedores, inovadores, empresas e instituições nos campos da Ciência e Tecnologia.
Quais são as principais empresas de tecnologia em Portugal? Quais empresas tiveram o maior crescimento em termos de emprego, volume de negócios ou exportações? Quais empresas tiveram o melhor desempenho global? Estas são algumas das questões que foram respondidas na edição de 2023 dos Prémios “As Maiores do Portugal Tecnológico”, que reconheceram as empresas com maior impacto positivo na economia do país. Este é o único ranking que revela as 200 Maiores Empresas de Tecnologia em Portugal e foi desenvolvido em parceria com a Iberinform.
A Altice conquistou novamente dois prémios – um por se destacar como a empresa com maior volume de negócios no sector das telecomunicações, acrescentando ainda o prémio mais cobiçado, o de líder no ranking das 200 maiores empresas tecnológicas em Portugal. Em 2023, o foco do negócio continua a estar, por um lado, no reforço da rede 5G e no desenvolvimento de produtos e serviços nesta área, e, por outro lado, na capacidade de inovação interna, que beneficia de décadas de trabalho nos Altice Labs.
Saiba mais sobre projetos da Altice, cofinanciados pelo COMPETE 2020:
Projeto BfK – Born from Knowledge distinguido na 1.ª edição dos Startup Ecosystem Stars Awards pela promoção da inovação
A ANI foi distinguida, em Paris, com o projeto BfK – Born from Knowledge, cofinanciado pelo COMPETE 2020, na 1.ª edição dos Startup Ecosystem Stars Awards, que reconheceu programas que se destacaram na promoção da inovação.
Promovidos pela ICC – International Chamber of Commerce e pela Mind the Bridge, este encontro distinguiu várias entidades públicas, regionais, nacionais e comunitárias, incluindo o European Innovation Council.
O projeto BfK – Born from Knowledge, uma das iniciativas do Programa Nacional de Transferência de Conhecimento, visa a promoção e valorização de ideias, projetos e start-ups “nascidas do conhecimento” científico e tecnológico, que tenham impacte positivo na sociedade e no desenvolvimento da economia. Criado em 2016, o BfK tem quatro vertentes: o BfK Ideas, um concurso nacional de ideias de negócio de investigadores e estudantes de universidades e politécnicos portugueses; o BfK Rise, um programa de aceleração de projetos de base científica e tecnológica com potencial de comercialização; o BfK Awards, um conjunto de distinções, em parceria com diferentes empresas e organizações, para premiar ideias e projetos que se destaquem em atividades colaborativas de investigação e desenvolvimento; e o BfK Community, uma comunidade composta por empreendedores, investigadores e estudantes com interesse no empreendedorismo científico e tecnológico.
Desde a sua criação, o BfK – Born from Knowledge já premiou mais de 80 projetos e start-ups oriundos da academia, de um total de mais de 700 candidaturas que envolveram mais de 300 investigadores e estudantes empreendedores e mais de 90 entidades parceiras.
APCOR: Parabéns pelo Prémio Nacional da Sustentabilidade 20|30 no âmbito do projeto InterCork!
A APCOR venceu o Prémio Nacional da Sustentabilidade 20|30, na categoria Comunicação em Sustentabilidade Micro, Pequenas e Médias Organizações, com o projeto InterCork – Campanha Internacional da Cortiça, cofinanciado pelo COMPETE 2020.
Dinamizado pelo Jornal de Negócios, este Prémio Nacional de Sustentabilidade visa reconhecer e divulgar projetos ou iniciativas que se destaquem pelo seu impacto nas diferentes categorias da sustentabilidade ambiental, social e de governação. A edição deste ano contou dez categorias: Descarbonização; Economia Circular; Mobilidade Sustentável; Preservação do Capital Natural; Bem-estar e Cidades Sustentáveis; Igualdade, Diversidade e Equidade; Saúde e bem-estar nas Organizações; Comunicação de Sustentabilidade; Finanças Sustentáveis e Transformação Digital em Sustentabilidade.
As candidaturas foram analisadas pela Deloitte, totalizando 117 os projetos elegíveis pelos critérios do Knowledge Partner do Prémio. O passo seguinte foi a análise e votação do júri de cada categoria, que deliberaram os vencedores.
Link me up – 1000 ideias foi um dos grandes vencedores dos European Enterprise Promotion Awards
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria num consórcio de 13 entidades, o projeto Link me up – 1000 ideias foi o vencedor na categoria de promoção do espírito de empreendedorismo.
Os prémios European Enterprise Promotion Awards são uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos 27 Estados-Membros da União Europeia e nos países associados ao programa COSME.
O Link me up – 1000 ideias promove o espírito empresarial através da formação de jovens estudantes e/ou empresários para aumentar a qualidade do emprego e criar empresas inovadoras. O projeto apoia iniciativas de inovação, a criatividade e o empreendedorismo para o desenvolvimento regional.
O Instituto Politécnico de Leiria coordena o consórcio constituído por 13 politécnicos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.
Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.
Saiba mais sobre o projeto:
Descubra como o projeto GREEDi está a revolucionar a gestão e segurança de grandes edifícios através de soluções inovadoras de Cloud Privada e cibersegurança.
Os relatórios por país mostram o progresso dos Estados-Membros.Em Portugal, destacam-se avanços na saúde digital e nas redes 5G.
UE lança uma estratégia para garantir uma transformação digital segura, promovendo a resiliência contra ciberataques e defendendo os direitos dos cidadãos e empresas.