Comunicação Assertiva reúne equipas para workshop interno
A equipa do COMPETE 2030 reuniu-se para mais uma edição do evento interno "Boas Conversas", desta vez com um workshop de atualização de conhecimentos onde se promoveu a interação entre equipas.
No passado dia 10 de julho, a equipa do COMPETE 2030 reuniu-se para mais uma edição do evento interno “Boas Conversas”, desta vez com um workshop dedicado à “Comunicação Assertiva”. O workshop foi da responsabilidade da reconhecida formadora e ex-locutora de rádio, Carla Rocha, e da especialista em desenvolvimento humano, Elsa Jorge, proporcionando uma tarde para rever conhecimentos, descobrir novas perspetivas e promover a interação entre as equipas.
Reforçar competências, fortalecer ligações
O workshop tinha como principal objetivo promover junto das equipas do COMPETE 2030 momentos descontraídos para recordar conceitos sobre comunicação assertiva, mas também adquirir novas perspetivas e ferramentas para reforçar competências interpessoais. Uma sessão que integrou temas como a comunicação em momentos de maior pressão, a importância de saber escutar e a construção de equipas colaborativas.
Através de exercícios práticos, em equipas constituídas por elementos de diversas áreas da organização, os participantes puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos e reforçar o contacto entre os colaboradores. A atmosfera dinâmica e colaborativa, característica do COMPETE 2030, esteve presente durante todo o evento, culminando num momento de lanche informal que promoveu a troca de ideias e experiências entre a equipa e as formadoras.
Cultura de saber e bem-estar
O evento reforça o compromisso do COMPETE 2030 no investimento no desenvolvimento contínuo das suas equipas, promovendo um ambiente de trabalho positivo e focado na melhoria constante numa área tão importante para o trabalho em equipa e em promover um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
A comunicação assertiva é uma competência-chave para a construção de relações saudáveis e alcançar resultados, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Marta Campino, da Unidade de Sistemas de Incentivos Nacionais da Agência Nacional de Inovação (ANI), destaca o trabalho realizado para fomentar e proteger a inovação no setor empresarial e oferece conselhos úteis para uma candidatura bem-sucedida aos avisos de concurso do COMPETE 2030.
Susana Armário, Chefe de Departamento de Relações Externas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), destaca a importância desta entidade que tem como missão assegurar a proteção dos direitos da Propriedade Industrial no nosso país e apresenta os benefícios para as empresas.
Margarida Pinto destaca como as oportunidades de financiamento do COMPETE 2030 em Propriedade Intelectual e Industrial estão a impulsionar a inovação das empresas portuguesas.