Exportações portuguesas vão crescer 3,9% em 2024
Dados do Banco de Portugal revelam um crescimento das exportações portuguesas em 2024.
Conheça a operação “Engineering & Tooling from Portugal 2023_2024”, que impulsiona a internacionalização do setor de moldes português.
A operação “Engineering & Tooling from Portugal 2023_2024” reúne esforços da CEFAMOL e do COMPETE 2030 para reforçar a internacionalização da indústria de moldes portuguesa e afirmar o país como um centro de excelência em engenharia e produção. De acordo com Manuel Oliveira, Secretário-Geral da CEFAMOL, “No âmbito da operação Engineering & Tooling from Portugal 2023_2024, a nossa missão incidiu na promoção da internacionalização da indústria de moldes, consolidando o posicionamento de Portugal como um centro de excelência em engenharia e produção para diversos setores industriais.”
Esta operação não só estimula a entrada das empresas em novas cadeias de valor, como também as ajuda a desenvolver soluções integradas e inovadoras em diferentes setores. Manuel Oliveira reforça esta ideia ao salientar que “o projeto teve como objetivo principal facilitar e impulsionar a integração das empresas portuguesas em novas e mais complexas cadeias de valor globais, promovendo as suas competências e capacidades na oferta de soluções integradas e inovadoras, e identificando oportunidades de negócio e parcerias em áreas e nichos de mercado especializados.”
A pandemia e o atual contexto geopolítico acabaram por reforçar a necessidade de valorizar o setor dos moldes, uma vez que a indústria teve de se adaptar para manter a competitividade nos mercados externos. “Ao longo deste projeto, destacámos o elevado nível de sofisticação técnica e inovação do setor e do cluster em que se insere, aumentando a notoriedade e visibilidade das empresas e reforçando a sua presença estratégica em mercados internacionais altamente competitivos”, explica Manuel Oliveira. É neste enquadramento que o investimento em ações de promoção e monitorização de mercados assume grande importância para o crescimento do setor.
O contributo do COMPETE 2030, através de cofinanciamento, foi decisivo para este trabalho, permitindo que as empresas portuguesas reforçassem a sua participação em eventos, missões empresariais e outras atividades de divulgação. Manuel Oliveira destaca ainda que “este esforço de internacionalização tem sido fundamental para valorizar a indústria de moldes nacional, posicionando-a como um dos principais fornecedores globais de soluções inovadoras, diferenciadoras e de alta qualidade. Atualmente, Portugal é o 3º maior produtor europeu e o 8º maior produtor mundial de moldes.”
A presença internacional das empresas de moldes e a captação de novos clientes são também resultados do apoio prestado pelo COMPETE 2030. Manuel Oliveira sublinha a relevância desse suporte ao afirmar: “O apoio do COMPETE 2030 foi crucial para alcançar esses objetivos, fornecendo cofinanciamento que permitiu o forte investimento da indústria em iniciativas promocionais e ações de monitorização de mercados. Destacam-se, neste contexto, a participação em eventos e certames internacionais, a organização de missões empresariais e encontros bilaterais, bem como outras ações de promoção da imagem das empresas portuguesas, tanto físicas como digitais.”
Com esta estratégia, a operação “Engineering & Tooling from Portugal 2023_2024” procura consolidar ainda mais a notoriedade da indústria de moldes, reforçando a capacidade nacional de responder aos desafios técnicos dos mercados internacionais e assegurando que Portugal continue a assumir-se como um fornecedor de excelência no panorama global.
Links
Website | CEFAMOL
Dados do Banco de Portugal revelam um crescimento das exportações portuguesas em 2024.
Iniciativa da Ageas Seguros valoriza projetos inovadores na segurança e gestão de risco empresarial.
Aviso de concurso para projetos em copromoção I&D&I, para o desenvolvimento de um ecossistema empresarial mais inovador e competitivo.