Dia Mundial do Ambiente 2024: Restaurar os ecossistemas
Este ano, o anfitrião da comemoração é o Reino da Arábia Saudita e o tema escolhido é “A nossa terra. O nosso futuro.”, focado no restauro da terra, na resiliência à seca e à desertificação.
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado a 5 de junho e a sua origem remonta à conferência sobre as questões ambientais na Assembleia Geral da ONU, de 15 de dezembro de 1972, onde foi adotada a Resolução 2994.
A efeméride assinala ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alerta as populações e os governos para a necessidade de cuidar e proteger o planeta, adotando práticas sustentáveis. Este ano, o anfitrião da comemoração é o Reino da Arábia Saudita e o tema escolhido é “A nossa terra. O nosso futuro.”, focado no restauro da terra, na resiliência à seca e à desertificação.
As comemorações deste dia e a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, agendada para dezembro, na Arábia Saudita, visa impulsionar a ação global na direção do cumprimento das metas de restauro de grandes porções da Terra, capaz de desacelerar as alterações climáticas, proteger a natureza e aumentar os meios de subsistência e a segurança alimentar da população em todo o mundo.
O COMPETE 2030 apoia a Transição Climática e Energética
Os objetivos do COMPETE 2030 estão alinhados com a celebração do Dia Mundial do Ambiente, promovendo a sustentabilidade e a proteção da natureza. Com o “Objetivo Estratégico 2 (OE2) | Portugal + Verde”, o nosso país está a dar um passo importante para se tornar mais amigo do ambiente.
O OE2 tem na sua génese a aceleração da transição para uma economia neutra em carbono e o reforço da competitividade empresarial, estimulando a descarbonização das atividades económicas, a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa, promovendo a sustentabilidade ambiental e económica. Pretende, ainda, apoiar a diversificação da produção de energia renovável, a partir de fontes e tecnologias não suficientemente disseminadas no mercado.
No “Portugal + Verde”, o COMPETE 2030 viabiliza uma verba global de 815 M€, reforçando o compromisso de Portugal com a sustentabilidade e a inovação. Um exemplo inspirador para o mundo, mostrando que é possível alinhar o desenvolvimento económico com a proteção do meio ambiente.
Aviso de Concurso para “pré-qualificação” relativo à Descarbonização nas empresas
Nesta data, recordamos que estão a decorrer, desde o dia 15 de maio, as candidaturas ao Aviso – SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Descarbonização – pré-qualificação – COMPETE2030-2024-8, para a pré-qualificação de projetos de ações coletivas, realizados em copromoção, que tenham como objetivo a descarbonização da economia, contribuindo para acelerar os processos de transição verde e de neutralidade carbónica nas empresas.
Podem candidatar-se: 1 – Associações empresariais, câmaras de comércio e indústria e agências de promoção turística;
2 – Entidades não empresariais no sistema de I&I (ENESII), nomeadamente: a) Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; b) Laboratórios do Estado, Laboratórios Associados ou internacionais com sede ou representação permanente em Portugal continental; c) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, incluindo Laboratórios Colaborativos (CoLab) e Centros de Tecnologia e Inovação (CTI); d) Outras instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica;
3 – Agências e entidades públicas com competências nos domínios da descarbonização com relevância para os objetivos do presente aviso;
4 – Entidades privadas sem fins lucrativos, que prossigam objetivos de interesse público com relevância para os objetivos do presente aviso, e que tenham estabelecido, com as entidades previstas no número anterior, parcerias para a prossecução de políticas públicas de caráter empresarial;
5 – Outras entidades públicas e outras entidades sem fins lucrativos, desde que justificado face à natureza da operação e com relevância para os objetivos do presente aviso.
As candidaturas selecionadas nesta fase poderão, depois, concorrer ao aviso de concurso inserido na tipologia de intervenção “Descarbonização das empresas” a lançar pelo COMPETE 2030.
Consulte aqui toda a informação referente ao Aviso.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.