1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 promove a criação de soluções com design eco-sustentável para marcas internacionais, apostando na cortiça como material principal.
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 promove a criação de soluções com design eco-sustentável para marcas internacionais, apostando na cortiça como material principal.
A Movecho, empresa especializada em soluções de mobiliário customizado, está a expandir os seus horizontes com um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020. O projeto visou a produção de soluções de mobiliário com design eco-sustentável, voltadas para o retalho especializado de grandes marcas internacionais, além do desenvolvimento de peças de autor com base compósita de cortiça. O objetivo é ampliar o mercado internacional dos produtos de nicho.
A Movecho foi reconhecida pela qualidade do design da cadeira Spherical, conquistando prémios tanto a nível nacional como internacional, incluindo o Silver A’ Design Award. A empresa pretende agora aprimorar os acabamentos da sua linha de retalho especializado e desenvolver novos produtos em cortiça, com o intuito de expandir a sua capacidade produtiva.
Com mais de 150 colaboradores, a Movecho destaca-se pela sua equipa jovem e dinâmica, especializada na conceção e produção de mobiliário de escritório e retalho especializado (perfumarias, relojoarias e ourivesaria).
O projeto visou expandir a área produtiva da empresa, consolidando-a num único espaço para otimizar o fluxo de produção. Além disso, pretende aumentar a capacidade produtiva através da aquisição de novos equipamentos. Dividido em duas vertentes, pretende-se desenvolver móveis de alta qualidade para o setor do retalho especializado, como perfumarias e ourivesarias, e produtos inovadores que integrem cortiça, visando a sustentabilidade futura. A empresa também se posiciona como uma referência ao apostar em designers internacionais de renome para criar peças exclusivas e valorizar o seu nome no mercado.
Este projeto demonstra o compromisso contínuo da empresa com a inovação e a sustentabilidade, posicionando-a como líder no mercado de produtos em cortiça e exemplificando as melhores práticas do setor do mobiliário em Portugal.
Luís Abrantes, administrador da Movecho
“O COMPETE 2020 permitiu alavancar os objetivos definidos no projeto dando um contributo importante na implementação da indústria 4.0.
O projeto incorporou tecnologias que conectam equipamentos entre si, bem como a envolvente dos recursos humanos, indo além da solução base de automatização e robotização. Atingiu os objetivos principais previstos (efeito plasma com ganho de qualidade) como acresceu também redes de conexões inteligentes no processo. Permitiu a gestão automática encomenda, processo, produto, cliente com rigoroso controlo de fluxo de informação interno e externo à empresa.“
Apoio do COMPETE 2020
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 5,4 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 3,8 milhões de euros.
Links úteis
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Lisboa foi eleita Melhor Destino Culinário da Europa, enquanto o Porto recebeu o título de Melhor Destino Culinário Emergente.