Proteger a Propriedade Intelectual para competir no mercado digital
Digital SME lança guia para capacitar PME digitais na gestão estratégica da propriedade intelectual, fortalecendo a sua competitividade no mercado.
Um novo estudo destaca o impacto da Inteligência Artificial na economia europeia, analisando as suas oportunidades, desafios e as implicações políticas necessárias para maximizar os benefícios e mitigar os riscos.
Um novo estudo analisa em profundidade as principais características da Inteligência Artificial (IA), sublinhando as diferenças fundamentais em relação às tecnologias digitais e de informação anteriores.
O documento também destaca a rápida difusão da IA nos países da União Europeia e discute as implicações económicas, focando-se particularmente no impacto na produtividade e nos mercados de trabalho.
Embora a IA ofereça oportunidades excepcionais, o estudo alerta para os grandes desafios que esta tecnologia traz, com implicações significativas para as políticas públicas. São abordadas as políticas necessárias para eliminar os estrangulamentos no desenvolvimento e adoção da IA, as regulamentações adequadas, as políticas de concorrência, e as estratégias para enfrentar as mudanças no mercado de trabalho e as implicações distributivas.
Este estudo sublinha a importância de uma abordagem política cuidadosa e equilibrada, que maximize os benefícios da IA ao mesmo tempo que enfrenta os desafios económicos e sociais que surgem com a sua integração.
Para mais informações, consulte o site da Comissão Europeia.
Digital SME lança guia para capacitar PME digitais na gestão estratégica da propriedade intelectual, fortalecendo a sua competitividade no mercado.
Portugal é um dos países mais avançados em saúde digital, segundo o relatório Década Digital 2024: Estudo de Indicadores de Saúde Digital.
2024 assinala o 40.º aniversário do primeiro programa de financiamento europeu dedicado à ciência, investigação e inovação.