Saltar para o conteúdo principal da página

Saiba como é nomeada a Comissão Europeia 

O Presidente da Comissão Europeia e os Comissários são escolhidos através de um processo rigoroso que reflete a diversidade política da UE.

10 de Fevereiro 2025 | Notícias

O Presidente da Comissão Europeia e os Comissários são escolhidos através de um processo rigoroso que reflete a diversidade política da UE, envolvendo eleições, audições e votações. 

Escolha do Presidente 

O processo começa com a proposta de um candidato ao cargo de Presidente da Comissão Europeia. O Conselho Europeu, composto pelos Chefes de Estado e de Governo da UE, apresenta um nome baseado nos resultados das eleições europeias. 

O Parlamento Europeu avalia esta escolha e elege o Presidente por maioria absoluta dos votos. 

Formação da equipa de comissários 

Após a eleição do Presidente, os Estados-Membros propõem candidatos para as restantes pastas da Comissão. Com o acordo do Presidente eleito, o Conselho da União Europeia aprova a lista de comissários indigitados. 

Os candidatos enfrentam audições no Parlamento Europeu, onde demonstram a sua aptidão para as funções propostas. Só após o voto de aprovação do Parlamento, a equipa completa é oficialmente nomeada pelo Conselho Europeu. 

Prestação de contas e tomada de decisões 

A Comissão é responsável perante o Parlamento Europeu, que pode aprovar ou destituir o colégio de Comissários. Anualmente, o Parlamento avalia a gestão do orçamento da UE pela Comissão, garantindo transparência e rigor. 

As decisões da Comissão são tomadas coletivamente, garantindo que todos os comissários defendem os interesses da União como um todo. 

Defensora dos interesses da União Europeia 

Cada comissário representa os interesses globais da UE, promovendo estratégias, políticas e atos legislativos que moldam o futuro da União Europeia e beneficiam os seus cidadãos. 

Artigos relacionados

A carregar...