1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Uma solução abrangente e inovadora que veio simplificar e otimizar a gestão das operações, informações e conhecimento neste setor.
«O apoio do COMPETE 2020 foi fundamental para criação do sistema que permite gerir, de forma integrada e online, a informação desde a orçamentação de um molde até á sua exportação», comenta Luís Francisco Febra, administrador.
O projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, liderado pela SOCEM, revela-se como uma iniciativa crucial para enfrentar os desafios do setor de moldes. Com a introdução do i4.0 Intelligent SOPHIA, uma solução abrangente e inovadora, pretende-se simplificar e otimizar a gestão das operações, informações e conhecimento neste setor.
Através desta plataforma, as empresas de produção de moldes em todo o mundo podem esperar uma transformação digital significativa. O Intelligent SOPHIA visa não só melhorar a eficiência operacional, mas também reduzir o desperdício, especialmente através da eliminação de tarefas redundantes e da simplificação dos processos de registo e gestão de dados.
O testemunho de Luís Francisco Febra, administrador do grupo SOCEM sublinha a importância estratégica deste projeto para a indústria, destacando a sua capacidade para impulsionar a inovação e competitividade. Com o i4.0 Intelligent SOPHIA, as empresas do setor de moldes estão preparadas para enfrentar os desafios técnicos e tecnológicos emergentes, enquanto se adaptam às exigências da era digital.
«O apoio do COMPETE 2020 no projeto SOPHIA foi fundamental para nos apoiar na contratação de programadores e equipas de IT dedicadas á investigação, desenvolvimento e criação do sistema que hoje existe e que permite á Socem gerir de forma integrada e online a informação desde a orçamentação de um molde até á sua exportação, integrando vários módulos de gestão interna. O conceito do SOPHIA foi pensado para ser algo de simples utilização e intuitivo para quem o utiliza e foi desenvolvido com vários módulos integrados como por exemplo orçamentação, ensaios, gestão de projeto, engenharia, modificações entre outros, que estão disponíveis conforme o tipo de aceso da pessoa que o utiliza.
É um sistema que interliga também com o nosso sistema de faturação e contabilidade de forma bidirecional, de forma a ter todas as informações online sobre de cada molde/projeto de faturação e pagamentos.
Agradecemos ao COMPETE o apoio dado que contribuiu para o sucesso do projeto.»
Apoio do COMPETE 2020
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 799 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 415 mil euros.
Links úteis
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Lisboa foi eleita Melhor Destino Culinário da Europa, enquanto o Porto recebeu o título de Melhor Destino Culinário Emergente.