Fundos Europeus distinguem projetos de excelência em Portugal
A AD&C lança Prémios dos Fundos Europeus para reconhecer projetos de excelência cofinanciados pela União Europeia.
António Ricardo Oliveira, membro do Conselho de Administração da OLI, partilha os bastidores da estratégia inovadora que impulsionou o sucesso da empresa, líder em patentes na Europa e maior produtora de autoclismos do Sul da Europa.
António Ricardo Oliveira, membro do Conselho de Administração da OLI, partilha os bastidores da estratégia inovadora que impulsionou o sucesso da empresa, líder em patentes na Europa e maior produtora de autoclismos do Sul da Europa.
Há quanto tempo trabalha na empresa?
o Cheguei à OLI no início de 2015, por isso há nove anos.
Quais são os maiores desafios que enfrentam enquanto empresa familiar e como os superam?
o Considero que na sua maioria os principais desafios das empresas familiares são idênticos aos das outras empresas. No momento atual o principal desafio tem sido continuar a crescer em vendas de sustentada, introduzir constantemente inovação nos produtos e nos processos, ter uma equipa dinâmica e de qualidade, manter grande foco na qualidade, sustentabilidade e no cliente.
o Para superar estes desafios a OLI tem contado com uma equipa muito qualificada, alinhada com uma estratégia ambiciosa de internacionalização e crescimento de vendas, suportada por investimento constante (o registo dos últimos 3 anos é de 2.8M€) em I&D e novos produtos, no aumento eficiência produtiva, e resiliência dos sistemas de informação.
Qual é o papel da inovação/investigação na sustentabilidade e crescimento do vosso negócio?
o A inovação é fundamental para a nossa dinâmica enquanto empresa e está no centro da nossa estratégia. É um elemento-chave da nossa proposta de valor e do nosso posicionamento enquanto marca.
o De referir que o crescimento da OLI foi muito suportado pela exportação, com a entrada nos mercados internacionais a ser alcançada através da introdução de produtos diferenciadores. Além disso, a capacidade de inovação e desenvolvimento permitiu criar parcerias com grandes fabricantes internacionais, para quem desenvolvemos soluções à medida e que nos procuram para desenvolver projetos de raiz ou para encontrar soluções para problemas concretos.
o Nos últimos anos aliámos o design à inovação e estabelecemos parcerias com arquitetos de prestígio como Siza Vieira ou Souto de Moura que, ao desenharem conceitos de produtos para a OLI, lançam grandes desafios à equipa que os irá converter em produto final.
De que forma os fundos comunitários, nomeadamente o COMPETE 2020, tem contribuído para impulsionar o desenvolvimento e competitividade da vossa empresa?
o Claramente que sim. A OLI tem desenvolvido, no âmbito do programa COMPETE 2020 vários projetos de Investigação e Desenvolvimento e Inovação de produto, tanto em parceria com entidades do Sistema Científico e Tecnológico como com outras empresas. Estes projetos apresentaram, na sua maioria, uma grande componente de investigação e, por consequência, um elevado grau de risco e incerteza.
o O esforço financeiro nestes projetos foi elevado devido ao empenho de recursos humanos altamente qualificados, à aquisição de infraestruturas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e à gestão de projetos.
o Nesse sentido, o acesso ao COMPETE 2020 permitiu diminuir o risco financeiro associado e impulsionou a realização destes projetos, facilitando o estabelecimento de parcerias e obrigando a uma gestão muito próxima.
o Os resultados obtidos foram importantes com novos produtos a serem lançados para o mercado e com a criação de conhecimento relevante, que inclusivamente levou ao registo de patentes de invenção e naturalmente à criação de know how que passou a ser aplicado em novos projetos.
Quais são os vossos planos futuros de expansão e diversificação de atividades?
o Os planos futuros de expansão passam pela identificação e análise de oportunidades para prosseguir a internacionalização da OLI, concretamente através da criação de novas filiais, comerciais ou produtivas, que nos permitam consolidar a nossa rede de distribuição na europa e produzir noutras geografias relevantes onde hoje não temos condições para competir.
o Esta expansão através da criação de estruturas próprias em novos mercados permite-nos realizar um trabalho comercial de grande proximidade e suportar a introdução e venda de novos produtos, complementares à nossa gama atual.
Sobre a empresa
A OLI – Sistemas Sanitários é uma marca global com 70 anos de história em Portugal. Está presente em casas de banho por todo o mundo, desde hotéis luxuosos no Médio Oriente até hospitais modernos na Europa e barcos-hotel na América do Sul.
O objetivo do grupo familiar aveirense é desenvolver soluções que tornem a casa de banho mais eficiente, confortável e segura para todos. Destacam-se no seu vasto portfólio os autoclismos interiores, as torneiras de boia silenciosas, as estruturas autoportantes ajustáveis e as placas de comando com design contemporâneo.
A inovação e o design de autor são marcas registadas da OLI, em parceria com arquitetos notáveis como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Romano Adolini e Alessio Pinto.
Além disso, é uma das empresas portuguesas que mais patenteia na Europa. Desde a sua fundação em 1980 por António Oliveira, o maior produtor de autoclismos da Europa do Sul tornou-se um exemplo de excelência. Exportando 80% da sua produção para 80 países em cinco continentes, a OLI, com 419 colaboradores em Portugal, destaca-se como uma das mais inovadoras no setor da construção, com um forte compromisso com a excelência e exclusividade.
Sobre o Projeto OLI+INP2020
Numa constante aposta em Investigação e Desenvolvimento, a OLI realizou este projeto, visando aumentar a capacidade produtiva e criar produtos inovadores. As principais áreas de desenvolvimento incluíram:
O projeto contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 5,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,2 milhões de euros.
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Sessões destacam oportunidades em inovação digital, biotecnologias e tecnologias limpas. Próximo evento no dia 20 de janeiro, em Évora. Inscreva-se!
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