O COMPETE 2030 abre concurso para apoiar projetos em territórios de baixa densidade
COMPETE 2030 aposta na diferenciação positiva das empresas localizadas em territórios de baixa densidade.

No âmbito de concurso do sistema de incentivos à inovação produtiva para os territórios de baixa densidade, o programa COMPETE 2030 tem uma dotação disponível de 70 milhões de euros, apostando na diferenciação positiva das empresas localizadas nesses territórios.
Este concurso contempla uma taxa de financiamento a fundo perdido, de até 50%, para as micro e pequenas empresas e de até 40% para as médias empresas, através da modalidade de subvenções não reembolsáveis.
Fora das regiões de baixa densidade, o máximo de apoio não reembolsável é de até 30%. O concurso tem uma dotação de 117 milhões de euros, dos quais 70 milhões de euros geridos pelo Compete2030 e o restante pelos Programas Regionais (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).
São elegíveis projetos de investimento que visem a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de produção de estabelecimento já existente, a diversificação de produção para produtos não produzidos ou serviços não prestado ou a alteração do processo global de produção.
Ao concurso podem candidatar-se micro, pequenas e médias empresas dos territórios de baixa densidade das regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), não sendo elegíveis projetos enquadráveis nos investimentos no âmbito das energias renováveis, agroalimentar e turismo da região NUTS III Alentejo Litoral.
As candidaturas já estão abertas, sendo a análise e decisão realizada em duas fases, com a primeira a terminar a 28 de novembro de 2025 e a segunda em 31 de março de 2026.
Partilhar
Agenda
27 de Setembro 2025